domingo, 24 de julho de 2011

Equipe de Preparação da 11ª ARPJ se reúne com assessor metodológico

Na tarde do dia 18 de Julho de 2011, a Equipe de Preparação da 11ª ARPJ – Assembléia Regional da Pastoral da Juventude esteve reunida na Casa da Juventude Padre Bournier, em Goiânia – GO, com Lourival Rodrigues da Silva (assessor metodológico desta Assembleia).
Na oportunidade o grupo partilhou o caminho já percorrido na preparação da Assembléia, incorporando também novas contribuições ao caminho metodológico com a ajuda do assessor. Além da equipe de preparação, estavam presentes na reunião os jovens da equipe de mística da ARPJ.
A 11ª Assembleia Regional da PJ acontecerá nos dias 16 a 18 de Setembro deste ano na cidade de Curitibanos/SC e terá como tema: “Pastoral da Juventude: Profetismo e Esperança” e o lema: “A partir do nosso chão, fortalecemos a Missão”.

Acesse e saiba mais informações : http://cnbbsul4.org.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Retiro com os Crismandos do bairro Veneza


No dia 09 de julho, a Coordenação da Pastoral da Juventude de Xanxerê juntamente com os catequistas da comunidade do bairro Veneza, realizaram um retiro com os crismandos, onde uma das propostas foi resgatar e partilhar a caminhada da catequese daquele grupo. Iluminados pela leitura bíblica de Jeremias 18, 1-6, refletimos que somos modelados por Deus, somos sua imagem e semelhança, obra de sua criação e assim como uma massa de modelar, Deus age com o aconchego de suas mãos sobre nosso ser. Nessa oportunidade os crismandos conheceram um pouco da metodologia de grupo da PJ, com a proposta de futuramente se encontrarem para articulação e construção de um grupo de jovens na comunidade.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

3ª Missão Jovem do Regional Sul IV

3ª Missão Jovem Regional encerra com missa e alegria




Igreja ficou lotada para o encerramento da missão jovem (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
Missionários da Pastoral da Juventude de Santa Catarina despediram-se da paróquia São Domingos de Gusmão, da cidade de Navegantes (SC) com declarações de carinho e agradecimento, depois de quatro dias de missões em cinco comunidades. Uma Missa, presidida pelo bispo diocesano dom José Negri, PIME, encerrou oficialmente a 3ª Missão Jovem Regional.
Com canto e dança e palavras de ordem, os 250 missionários
jovens chegaram pela manhã à Igreja Matriz, deixando evidente a alegria que, mais tarde, o bispo sublinharia em sua homilia.
— Por que vocês estão contentes? Porque nestes quatro dias vocês deixaram de pensar em si —, afirmou.
Para ele, os jovens, ao deixarem seus interesses pessoais de lado por alguns dias para fazerem missão, trouxeram alegria para as famílias pelas quais passaram.
— Quantos, diante da sua presença, da presença do missionário, começaram a respirar de novo, a viver de novo? Isto é a vida. Jesus veio nos trazer a vida, como disse São Paulo na segunda leitura. É por isso que vocês estão felizes —, reafirmou dom José.
Antes, quatro jovens, missionários, convidados pelo bispo, deram testemunho pessoal das experiências que tiveram nas comunidades pelas quais passaram. Os jovens se disseram marcados pelas histórias de vida que ouviram e afirmaram que levam para casa muito mais do que trouxeram.
Um deles, que esteve na comunidade Nossa Senhora do Rosário, sintetizou o pensamento dos companheiros.
— Nós missionários, viemos para estas comunidades para tentar trazer um pouquinho daquela nossa alegria, daquela nossa esperança de que a vida tem outra visão, de que a vida é melhor. Os conhecimentos adquiridos foram muito grandes, muito fortes. Os momentos de partilha a gente nem comenta, porque só estando lá para ver. E creio que todos nós que estamos aqui, não trouxemos praticamente nada, em vista daquilo que estamos levando hoje —, disse.
A 3ª Missão Jovem Regional foi aberta no feriado de Corpus Christi, 23, quando os jovens foram enviados para as cinco comunidades da paróquia, aonde realizaram as celebrações, visitas às famílias e atividades comunitárias que envolveram crianças, jovens e famílias.
Depois do encerramento, eles participaram da Marcha Estadual Contra Violência e o Extermínio de Jovens

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Missões de férias 2011

Missões de férias 2011
Tema: Comunidade Missão e Partilha
Lema: trabalhamos juntos/as na obra de Deus

                    Mais um ano se inicia com a juventude, mostrando que  esta em busca  da tão sonhada civilização do AMOR e  de um outro  mundo possível.
                Nos Primeiros dias de 2011,  de 3 a 9 de janeiro na paróquia nossa senhora de Fátima – Guaraciaba, aconteceu  mais uma missão de férias.
                Estiveram presentes cerca de 200 missionários de diversas paroquiais da  Diocese de Chapecó, na sua maioria jovens, que disponibilizaram das suas férias para realizarem um bonito trabalho da nossa igreja missionária.
                Esses jovens distribuídos por todas as comunidades da paróquia, realizaram a bênção nas casas e nas demais coisas que as famílias desejassem e também encontro com as crianças, jovens, casais, famílias e idosos.
                A paróquia de Guaraciaba esta em um momento de renovação,  troca de  conselhos, reorganizando as pastorais e muitas famílias ainda se recuperam dos traumas causados pelo tornado em setembro de 2009. Por isso esperamos que nossa missão tenha levado conforto e coragem para essa paróquia, para que a exemplo dessa juventude se torne cada vez mais igreja missionária e libertadora.
¨...A Juventude quer viver... A juventude quer Amar...¨
             


                        Nayara Leticia Da Silva Pela Pastoral da Juventude , Paroquial de Xxê